Controle de Consumo de Recursos – CloudLinux

CloudLinux
Explicando Melhor

 

O CloudLinux separa cada uma das contas do servidor nas chamadas LVE’s, ou seja, contas separadas com capacidade de uso de recursos limitada por cada domínio. Os usuários que sentirem lentidão ou mensagens de erro, poderão avaliar qual dos recursos está sendo utilizado através da função que será mostrada a seguir, disponível em seu painel de controle cPanel, para poder otimizar adequadamente o script/aplicação utilizada.

 

A qualquer suspeita de indisponibilidade do servidor como um todo, é necessário que você realize um acesso a conta em questão através do seu painel de controle cPanel, para analisar se não está havendo sobrecarga do uso dos recursos a ela dedicada, conforme mostraremos abaixo.

 

Quando uma conta atinge o limite estabelecido pelo CloudLinux para qualquer um dos recursos do servidor, será percebida uma lentidão no website, ocasionada intencionalmente pelo sistema para que outros sites hospedados no mesmo servidor não sejam afetados, mensagens de uso de CPU e Memória também poderão ser exibidas. A lentidão ocorre por conta da menor prioridade que o CloudLinux dá ao site por conta do estouro do limite dos recursos, seja de CPU, memória, processos, estabelecidos em termos de serviço e por se tratar de um ambiente de hospedagem compartilhada.

 

O website voltará ao normal automaticamente, assim que começar a utilizar recursos dentro dos limites estabelecidos, isto evita que por exemplo um ou mais domínios torne instáveis os serviços pelo uso excessivo recursos, fazendo com que os recursos sejam utilizados dentro dos limites aceitáveis para um ambiente de hospedagem compartilhada.

 

Se sua conta estiver utilizando recursos de forma excessiva, como por exemplo Memória e CPU, o webmaster responsável precisará adequar o script/aplicação para que utilize recursos dentro dos limites aceitáveis. Caso o seu script esteja utilizando muitos recursos é necessário otimizá-lo.

Em caso de scripts como Joomla e WordPress, extensões mal configuradas ou programadas podem consumir todos os recursos da conta, sendo necessário que o webmaster identifique e remova a extensão e ou realize uma otimização junto ao desenvolvedor.

 

Verificando o uso de recursos da sua conta

 

O cPanel possui nativamente um controle do uso de recursos que mostra o quanto de espaço em disco a conta possui, a quantidade de domínios e subdomínios criados, o tráfego utilizado, dentre outros dados.

 

É possível também acompanhar em tempo real o uso dos recursos, como memória e CPU através deste mesmo recurso, disponível na barra lateral “Estatísticas” conforme abaixo:

 

CloudLinux
Além deste resumo, é possível visualizar detalhadamente a utilização dos recursos, para isto localize a opção “Utilização de conexão simultânea e CPU” na página principal do seu painel de controle cPanel e clique sobre ela:

 

CloudLinux

 

Ao clicar sobre ela, automaticamente o sistema lhe mostrará se houve algum abuso no uso dos recursos disponíveis para a sua conta nas últimas 24 horas.

 

No caso da conta ter sobrecarregado algum recurso, você visualizará, por exemplo:

 

CloudLinux

 

Se a sua conta estiver utilizando algum recurso em excesso será mostrado a seguinte mensagem ‘Sua hospedagem atingiu os limites nas últimas 24 horas‘. Agora, clique sobre a opção “[Detalhes]” para visualizar detalhes do uso de recursos.

 

Ao clicar em detalhes, será possível observar um log que pode ser conferido entre os últimos 10 minutos de atividade da conta ou até 30 dias atrás. Além disso, há um histórico detalhado sobre o uso de cada um dos recursos:

 

CloudLinux

 

Legal não? Agora você já sabe como conferir o uso de recursos que os seus sites e scripts consomem no servidor, o que poderá te ajudar a aprimorar ainda mais os sistemas que utiliza ou a necessidade de migração para um serviço mais dedicado como um VPS por exemplo, além de saber exatamente o consumo de cada uma de suas contas.