Tutorial FTP com Filezilla – Cliente de FTP

Tutorial FTP com Filezilla Cliente de FTP!

Segundo o Wikipedia FTP significa “File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos, sendo uma das mais usadas na internet”.

Aqui você encontra o tutorial do software Filezilla Client, programa open source bastante popular.
Para começar faça o download, instale-o e vamos ao que interessa, o funcionamento do programa. Depois de iniciar o programa clique no menu File > Site Manager para inserir as configurações de acesso do seu servidor.
Para isso vamos seguir o passo-a-passo:

  • 1. Adicione o nome do seu servidor;
  • 2. Insira o endereço de FTP do seu servidor, normalmente algo do tipo “ftp.servidor.com”;
  • 3. Para Logontype escolha “normal”;
  • 4. Digite seu logon;
  • 5. Digite sua senha, e;
  • 6. Por último clique em continuar

Após a configuração do servidor você verá que a utilização do programa é muito simples.

No lado esquerdo você pode ver as pastas(1) do seu computador e os seus arquivos(2) logo abaixo e no lado direito as pastas e os arquivos(3) do seu servidor.

Para realizar um upload, ou seja, enviar um arquivo do seu computador para o servidor, basta arrastar um pasta ou arquivo do lado esquerdo para o lado direito. Se você quiser fazer um download é só fazer o caminho inverso, isto é, da direita para a esquerda.

Quando você terminar, acesse o menu File > Disconnect e finalize a conexão com o servidor. Pronto, agora você já sabe utilizar um programa de FTP e descobriu que não é nenhum bicho papão.

_