Termos de Web Design e Hospedagem Web

Glossário

A
Access: o Microsoft Access é uma aplicação de banco de dados simples desenvolvido pela Microsoft. Embora não seja comumente utilizado em ambientes web, como o MYSQL ou o MSSQL, o Access é usado às vezes em sites com banco de dados menores.
Agente do usuário: ver browser
Apache: um popular, versátil e muito estável servidor web de fonte aberta. De fato, o Apache pode ser considerado um servidor web padrão e o mais utilizado atualmente.
ASP (Active Server Pages): uma linguagem de script do lado do servidor desenvolvida pela Microsoft e que roda em servidores IIS. O servidor web processa as páginas em ASP e o resultado é renderizado como HTML que é, então, enviado para o navegador do internauta.
AVI: Áudio e Vídeo Intercalado. Um formato de arquivo da Microsoft para vídeos da área de trabalho.

B
Browser ou navegador:
aplicativo que permite o acesso às páginas da World Wide Web.

C
Cache:
uma área de armazenamento que mantém os dados acessados com frequência ou instruções de programas disponíveis de forma que o usuário não tenha que recuperá-los repetidamente.
ccTLD: são domínios registrados e mantidos em cada país e têm sempre dois dígitos no final para caracterizar o país de origem. Por exemplo: .BR para Brasil.
Cliente: computador que solicita informações de um servidor da rede. Consulte também servidor.

D
dpi (Dots Per Inch):
Pontos por polegada. Uma medida comum para a resolução de uma imagem.

E
Extensão:
código abreviado que aparece no fim de um arquivo normalmente usado para identificar o tipo de arquivo. Por exemplo: um arquivo do tipo JPEG tem a extensão .jpg

F
FTP (File Transfer Protocol):
Protocolo de transferência de arquivos. Um protocolo da internet que permite que os usuários acessem remotamente arquivos em outros computadores. Um site de FTP armazena arquivos que podem ser descarregados para o seu computador.

G
Gamut:
uma faixa de cores visíveis ou imprimíveis.
gTLD: são as extensões mais comuns e as mais utilizadas na internet. Por exemplo: .com, .org, .net.

H
Hiperlink:
texto vinculado em documentos na web.

I
ISP (Internet Service Provider):
Provedor de serviços da internet.
IP: identificador numérico único que determina uma máquina conectada à Internet.

J
Java:
linguagem de programação desenvolvida pela Sun Microsystems, compatível com plataformas cruzadas e com suporte para alguns navegadores da web.

L
Links:
palavras ou imagens em um documento de hipertexto que ligam o documento a outros objetos da web.

M
Mapa de imagens: partes de imagens que são links de hipertexto.

N
Navegação ativa: navegação do tipo apontar e clicar, na qual o usuário final guia o fluxo de informações.
Navegação passiva: animação, apresentações de slides, fluxo de filmes e áudio. Basicamente, qualquer tipo de reprodução realizada sem que o usuário final inicie o conteúdo.

O
Objeto:
qualquer componente diferente de HTML, como uma marca, um atributo, uma imagem, um arquivo de texto.

P
Parking:
serviço que coloca uma página em construção no seu domínio enquanto seu site não fica pronto.
Phishing: técnica ilegal de tentar simular um site alheio com o objetivo de roubar informações pessoais ou de tentar instalar um vírus na máquina do usuário ou internauta.
Plugin: os plugins são suportados por alguns navegadores e estendem a capacidade do HTML padrão.
PHP: PHP (um acrônimo recursivo para “PHP: Hypertext Preprocessor“) é uma linguagem de programação de computadores interpretada, livre e muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web.

Q
Quadros (ou Frames):
os quadros oferecem a capacidade de dividir uma página da web em várias regiões, cada uma delas atuando como uma página da web aninhada.

R
Resolução de tela:
medida em pontos por polegada (dpi), que geralmente se refere à resolução de monitores de computadores comuns. Uma medida padrão é a resolução de 72 dpi.

S
Servidor:
computador que fornece serviços para usuários na rede. O servidor recebe solicitações de serviços e as gerencia de forma que sejam respondidas de forma ordenada. Consulte também cliente.

T
Tela de abertura:
uma tela de abertura de menu ou de imagem de uma página da web.
TLD (Top Level Domain): é a extensão do domínio. Os TLDs são divididos em dois grupos: gTLD e ccTLD.
TTL (Time to Live): é o tempo que uma dada informação continua sendo válida.

U
URL (Uniform Resource Locator):
Localizador de recursos uniforme. O endereço de um site.

V
Valor:
a faixa de claro a escuro de uma imagem.

W
Web Mail: Modo comumente utilizado para se acessar e-mails quando não se está utilizando o computador no qual seu cliente de e-mail foi configurado.
WYSIWYG: Pronuncia-se “wizzy-wig”, significando “o que você vê é o que você obtém”.

FRHOSTHospedagem de Sites Hospedagem de Página e Hospedagem web de qualidade.

www.frhost.com.br

FRHOST Hospedagem de Sites. Hospedagem gratuita com 30 dias grátis, hospedagem revenda, hospedagem grátis de domínios adicionais, servidores de hospedagem de última geração, hospedagem sites php, hospedagem de sites com qualidade, host hospedagem, provedores de hospedagem no Brasil, provedor hospedagem a 4 anos no mercado de hospedagem site. Hospedagem com domínios adicionais ilimitados, hospedagem de página, hospedagem serviços, alojamento de sites, site grátis, hospedagem websites, hospedagem servidores, hospedagem ilimitada, hospedagem asp, hospedagem mysql ilimitada, hospedagem servidor, hospedagem profissional, provedores hospedagem, sites hospedagens, desenvolvimento sites com construtor, planos de hospedagem, hospedagem website, hospedagem, criação sites, hospedagem com br. Hospedagem gratuita com 30 dias grátis é na FRHOST Hospedagem de Sites.