Foi Punido no Google?

Verificação no Google

Entre no buscador e faça uma pesquisa da seguinte forma: “site:www.seusite.com.br” para verificar se você ainda está na index.

Caso, você não veja nada ou somente sua index , sim o seu problema é bem grave, mas não se desespere, o que você tem que fazer é trabalhar rápido, identificar o(s) problema(s) e arrumá-los.

Agora caso você verifique que algumas das suas páginas continuam indexadas, pode respirar aliviado que a situação não é tão grave. Tente pesquisar agora o seu site da seguinte forma: www.seusite.com.br (sem o site:) se você não aparecer então é porque o google identificou algo anormal no seu site, será que você está tentando usar um pouquinho de Black Hat SEO? Não sabe o que é Black Hat? Verifique se você não está usando algumas técnicas de Black Hat SEO “sem saber” . Se identificar qualquer uma delas, reformule seu site rapidamente e sem tais técnicas o mais rápido possível.

Se você está sendo indexado das duas formas acima citadas mas mesmo assim seu rankeamento foi altamente comprometido, isso pode ter sido gerado por uma série de fatores, entenda melhor o PageRank.

Mudança no Sistema de Ranqueamento

Outro possível motivo para sua queda no rank do google, pode ser de uma atualização no sistema de ranqueamento do google, pois os algoritmos responsáveis por estas tarefas sofrem alterações constantes.

Procure Erros com o Google Webmaster Tools

Utilize esta excelente ferramenta disponibilizada pelo google, que pode ser a chave para identificação dos problemas que o seu site possui. Se vocês desconhecem esta ferramenta, eu a recomendo pois pode ajudar em muitos pontos, principalmente as pessoas que estão começando a trabalhar com SEO, e também aos profissionais do ramo, que mesmo sendo profissionais são humanos e erram.

Alterações Recentes

Muitas vezes esses problemas são gerados por novas implementações feitas nos sites, como por exemplo: mudança de servidor que pode gerar quebra de links gerando 404 mas calma isso não é um bicho de sete cabeças aprenda Como Fazer o erro 404 Trabalhar para Você, redirects errados com 301 entre outros. Faça essas verificações e arrume-as, caso não consiga identificar o(s) problema(s) faça um rollback do site com o backup. Verifique exaustivamente as mudanças até identificar o problema , não adianta manter a página no ar sendo que seu tráfego está caindo e seu site está perdendo força.

Verifique se Você não foi Punido Como Spamer

Muitos profissionais de SEO, acham que podem enganar os Bots e tentam se utilizar de técnicas um tanto quanto suspeitas que não chegam a ser Black Hat , mas tem um lado negro da força incorporadas e são chamadas de Gray Hat SEO. Não sabe também o que é Gray Hat? Aprenda um pouco sobre Gray Hat SEO. Como eu posso identificar se fui punido por spam ou porque eu fui punido? O que é sabido sobre punição de spam é que geralmente seu rank cai algo entorno de 30 posições para algumas de suas keywords. Para saber mais sobres as punições leia nosso artigo sobre Tipo de Punições do Google. Agora que você sabe das técnicas de Black e Gray Hat SEO, você pode, o que eu não indico de maneira alguma, maneirar por um tempo com uso dessas técnicas até a “poeira abaixar”, ou passar a estudar a fundo Técnicas de SEO e aplicá-las e não correr mais riscos. Entretanto se o Google o tirou completamente dos resultados das pesquisas, é melhor você se apressar para conseguir voltar a aparecer nas buscas.

Verifique Seu robots.txt

Muitas vezes erros na programação do robots.txt impedem que os crawlers cheguem até o seu conteúdo. Faça essa checagem, use o Google Webmaster Tools para ajudá-lo.

Concorrência

Se você atua numa área, na qual, nenhum dos seus concorrentes sequer sabe o que é SEO, e muito menos para que serve isso, será fácil você dominar as keywords e ter um ótimo ranqueamento, então fique de olho na concorrência , caso eles tenham acordado pra vida e passado a tentar aplicar um pouco que seja de SEO isto pode afetar diretamente seu ranqueamento.

Conteúdo Duplicado

O bot do google tem um ótimo algoritmo para identificar conteúdo duplicado e evita-los. Para identificar tais conteúdos leia alguns de nossos posts relacionados a este assunto como: Evitando Conteúdo Duplicado Acidental, Encontre Conteúdo Duplicado com o Google Webmaster Tools e aprenda 7 Formas de Corrigir Problemas de Conteúdo Duplicado.

Uma maneira de se identificar algum conteúdo duplicado é utilizar o filter 0, digite no google uma parte de um texto que esteja no seu site e faça a busca verifique sua colocação caso não encontre nas 3 primeiras páginas adicione ao fim da URL &filter=0, cheque novamente caso seu site aparece na busca isso significa que há conteúdo duplicado no seu site.

Problemas Relacionados ao Servidor, Hospedagem e Domínio

Toda e qualquer troca de servidores, hospedagem e domínios tem de ser muito bem planejadas para que não afete seu rankeamento, pois uma mudança desastrada, pode por experiência própria, acabar com longos meses de um trabalho árduo de SEO.

Atente nesses casos a todos os redirects, possíveis 404 e etc como já foi citado acima.

Concluindo

Uma perda grande de ranqueamento, pode ser gerada basicamente por três fatores:

1- Alguém, em algum momento fez alguma alteração no site; Caso tenha sido este o problema, desfaça tudo , ou seja, volte o backup!

2- Você está exagerando nas técnicas de BlackHat e GrayHat SEO; Caso este tenha sido o problema, desista destas técnicas  e aprenda o que é SEO de verdade, material aqui no nosso blog tem de sobra!

3- Houve uma mudança drástica no mercado em que você atua; Caso este tenha sido o problema, aprenda com a concorrência veja o que eles mudaram , como, quando, verifique se é viável fazer o mesmo.

Fonte: mestreseo.com.br