Informações e configurações POP, IMAP e SMTP

Seguem abaixo informações, configurações e dúvidas relacionadas a envio e recebimento de e-mails através de programas de e-mails, seja em seu computador ou dispositivo móvel.

Lembre-se de alterar "seudominio.com.br" pelo seu endereço de domínio.

Alertamos que sistemas operacionais e ou softwares de e-mails antigos ou desatualizados, como por exemplo Windows 7 e Outlook 2007/2010, a configuração com criptografia SSL/TLS poderá não funcionar, ou mesmo OS e Softwares mais atuais porém desatualizados, então se você possui um sistema operacional mais antigo/desatualizado e ou software de e-mail antigo/desatualizado, utilize a configuração sem Criptografia SSL/TLS, conforme descrito abaixo na "CONFIGURAÇÃO 2". Se este for o seu caso, recomendamos que mantenha seus software locais atualizados, por questões de segurança. Lembre-se que utilizar sistemas operacionais e softwares em suas últimas versões estáveis e atualizados é uma questão de segurança.



CONFIGURAÇÃO 1 - POP3, IMAP e SMTP COM CRIPTOGRAFIA SSL/TLS (RECOMENDADA)

Usuário ou E-mail: Seu e-mail completo (Exemplo: voce@seudominio.com.br)
Senha: A senha que você definiu ao criar a conta de e-mail

Servidor de Entrada POP3 ou IMAP: mail.seudominio.com.br
* Marque a opção: "Este servidor requer uma conexão criptografada (SSL/TLS)"
Porta POP3: 995
Ou
Porta IMAP: 993

Servidor de Saída SMTP: mail.seudominio.com.br
Porta SMTP: 465
* Na caixa/opção: "Método de Criptografia" escolha SSL/TLS



CONFIGURAÇÃO 2 - POP3, IMAP e SMTP SEM CRIPTOGRAFIA SSL/TLS

Usuário ou E-mail: Seu e-mail completo (Exemplo: voce@seudominio.com.br)
Senha: A senha que você definiu ao criar a conta de e-mail

Servidor de Entrada POP3 ou IMAP: mail.seudominio.com.br
* Não Marque a caixa "Este servidor requer uma conexão criptografada (SSL/TLS)" ou se possuir uma caixa de seleção escolha "Nenhuma ou Nenhum".
Porta POP3: 110
Porta IMAP: 143

Servidor de Saída SMTP: mail.seudominio.com.br
Porta SMTP: 587
* Em método de criptografia selecione ou marque a opção "Nenhuma ou Nenhum".
Servidor Exige Autenticação: Sim



Informações e diferenças entre os protocolos POP3 e IMAP;

Sobre POP3:

A configuração POP3 pode ser configurada em apenas 1 computador ou dispositivo móvel, o protocolo POP3 remove a mensagem do servidor e as armazena no computador ou dispositivo móvel onde a conta de e-mail estiver configurada, nunca utilize o protocolo POP3 para uma conta de e-mail em mais de um computador ou dispositivo móvel.

Ao utilizar a configuração POP3, como as mensagens serão baixadas para o seu computador, você economizará espaço em disco do seu plano de hospedagem.

Sobre IMAP:

A configuração IMAP pode ser configurada em mais de um computador ou dispositivo móvel e as mensagens ficam armazenadas no servidor em sincronismo com o seu programa de e-mail.

Ao utilizar a configuração IMAP, todas as mensagens ficarão armazenadas no servidor apenas, ocupando assim mais espaço em disco do plano contratado.

As mensagens apagadas através do seu programa de e-mail, seja no computador ou dispositivo móvel também serão removidas do servidor, e se apagar as mensagens no servidor elas não serão mais sincronizadas com o seu programa de e-mail, portanto fique atento.

Importante:

Nunca configure para uma mesma conta de e-mail, exemplo você@seudominio.com.br, os 2 protocolos POP3 e IMAP.

Exemplo no programa de e-mail instalado em seu computador configurar a conta você@seudominio.com.br com o protocolo POP3 e no seu dispositivo móvel configurar a mesma conta você@seudominio.com.br mas com protocolo IMAP.

Lembre-se que é necessário optar por um dos 2 protocolos. Então, se precisar configurar a mesma conta em mais de um dispositivo utilize IMAP, se for apenas em seu computador utilize POP3.

A FRHOST não se responsabilizará por contas de e-mails e seus arquivos, caso o usuário realize a remoção destes dados, por isto antes de remover qualquer mensagem e ou contas de e-mail, verifique a importância destas contas e mensagens, sendo altamente recomendado a realização de um backup antes de removê-las. Verifique se tem o respectivo backup destes dados, evitando transtornos. Você será o único responsável ao remover dados, arquivos e configurações em sua conta.

Informações adicionais;

A. Nunca utilize a configuração automática do seu programa de e-mails, sempre escolha a configuração manual, para se evitar configurações incorretas;

B. Tenha certeza que marcou a opção "Servidor Requer Autenticação" em seu programa de e-mail na opção do servidor de e-mail de saída (SMTP), caso esta configuração esteja presente;

C. Tenha certeza de utilizar as portas corretas e o tipo de criptografia;

D. Quando solicitado nome de usuário, e-mail ou login em seu programa de e-mail sempre utilize o seu e-mail completo, exemplo voce@seudominio.com.br, não coloque somente por exemplo "voce";

E. Tenha sempre um backup da sua conta de hospedagem, através da opção de Backup disponível no cPanel, que gera um Backup Completo da sua conta;

Dúvidas ou outras informações contate o nosso setor de suporte técnico.

  • 8212 Usuários Acharam Útil
Esta resposta ajudou você?

Artigos Relacionados

 Como criar e-mails pelo Cpanel?

Para criar contas de emails em seu cPanel é muito simples e rápido!1. Acesse seu Painel de...

 Como acesso o meu Webmail

Você pode acessar seu webmail da seguinte forma:1. http://www.seudominio.com.br/webmailOU2....

 Como configuro o meu cliente de e-mail

Seguem abaixo informações, configurações e dúvidas relacionadas a envio e recebimento de e-mails...

 Como configuro o Outlook ou Outlook Express

1. Entre no Outlook. Depois disso, vá no menu "Ferramentas > Contas" clique em "Adicionar"...

 Configuração Google Apps - Revenda de Hospedagem

Se você possue uma conta de hospedagem de sites, solicite ao nosso suporte técnico...